sexta-feira, 2 de outubro de 2009



Apresentação

O Prêmio Arthur Bispo do Rosário, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, contou com cerca de 800 trabalhos inscritos. Os vencedores, escolhidos depois de uma criteriosa análise por um corpo de pareceristas, recebem seus prêmios em um evento marcado para o dia 22 de outubro, no Teatro Fernando Azevedo, na Secretaria de Estado da Educação.
Outra boa notícia para todos os envolvidos com o Prêmio é que a estação Sé do Metrô, já a partir do dia 10 de outubro, abriga uma exposição com todas as obras inscritas.

Objetivos
O prêmio Arthur Bispo do Rosário tem por objetivo homenagear um sergipano que viveu cinco décadas como interno, diagnosticado como esquizofrênico, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. No início dos anos 60, trabalhou como “faz tudo” em uma clínica pediátrica, onde morou isolado no sótão e desenvolveu grande parte de sua produção artística. Em 1969, voltou para a Colônia, onde ficou até a sua morte, em 1989.
Seu histórico mostra que, mesmo em condições adversas, ele pôde demonstrar com sua arte a capacidade criadora do ser humano. Esse também é o espírito do concurso.

Quem participou
Artistas usuários de serviços de saúde mental de todo o Estado de São Paulo, cada um com até duas obras em cada categoria. Trabalhos inscritos em edições anteriores do Prêmio não foram aceitos. As inscrições foram até o dia 24 de julho de 2009.

Quem é usuário de serviço de saúde mental?
Por que a Saúde Mental se liga a cada um de nós no nosso dia-a-dia? De diferentes modos e intensidades, nos vemos comprometidos com a necessidade de atentarmos para a nossa saúde mental.
Quando, por alguma razão, sofremos ou temos dificuldades de enfrentar os desafios da vida cotidiana; quando, nos processos de cuidado à saúde do corpo, necessitamos cuidar também das implicações subjetivas envolvidas; quando, na condição de familiares de pessoas com algum sofrimento psíquico, necessitamos de acolhimento e acompanhamento; quando enfrentamos a condição de sofrimento psíquico grave... Nessas situações ou em muitas outras, buscamos algum tipo de cuidado que ampare o sofrimento.
Assim, somos muitos os usuários de serviços de saúde mental porque somos muitos que, ao longo da vida, enfrentamos subjetivamente alguma forma de sofrimento.
Todos os que se identificam dessa maneira puderam concorrer ao V Prêmio Arthur Bispo do Rosário.

Oficinas de artes!
Para estimular a participação dos usuários, oferecendo orientações sobre técnicas artísticas, foram realizadas diversas oficinas para o V Prêmio Arthur Bispo do Rosário, organizadas pela Sede e pelas Subsedes do CRP SP.

Programação

Data: 22 de outubro de 2009 (quinta-feira)
Horário: das 13h às 18h
Local: Teatro Fernando Azevedo
Endereço: Prédio da Secretaria de Estado da Educação, Praça da República, 53, Centro, São Paulo
(entrada pelo Portão 3, na Av. São Luis).
Clique aqui e faça sua inscrição (500 vagas).
Importante: Sua reserva será garantida até as 13h30.
Entrada gratuita.

Programação
13h às 14h Credenciamento

14h às 14h30 Mesa de abertura

14h30 às 18h Divulgação dos Classificados e Premiados

18h Encerramento

Informações:
Departamento de Eventos do CRP SP
Tel.: 11-3061-9494, ramais 111, 137, 151 e 317
E-mail: contato.eventos@crpsp.org.br


OBRAS CLASSIFICADAS (em ordem alfabética)

Importante!
A divulgação das três obras premiadas em cada categoria será durante o evento marcado para o dia 22 de outubro de 2009 (quinta-feira), das 13h às 18h, no Teatro Fernando Azevedo, situado no prédio da Secretaria de Estado da Educação, Praça da República, 53, Centro, São Paulo (entrada pelo portão 3, na Av. São Luis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário